Pages

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Lista de presentes: informar no convite ou não?



O que diz a etiqueta: que colocar aquele pequeno cartão junto do convite informando onde está a lista de presentes não é nada recomendado. As normas de etiqueta pregam que a situação se torna constrangedora por dois motivos: o convidado entende que dar presente é uma obrigação e, caso queira presentear, sente-se limitado ao local escolhido pelos noivos.
O que dizem os convidados: geralmente os convidados gostam da praticidade da lista de presentes. Evita a angústia de ficar pensando no que dar, a cor, o estilo, se combina com a casa dos noivos. Uma listinha de várias opções ajuda bastante na tarefa. A maioria das pessoas também já é simpática à ideia de encontrar a indicação de onde está a lista no convite de casamento. Isso poupa tempo e, num mundo de agendas sempre lotadas, reduz preocupações.
O que a etiqueta diz que você deveria fazer: as normas não são contrárias à lista, mas ao cartãozinho junto do convite. Se você vai casar e quer seguir a etiqueta à risca, deixe o cartão de lado. Informe o nome da loja onde fez a lista para as pessoas mais próximas (pais, irmãos, padrinhos) e também para a cerimonialista. Se algum convidado perguntar o que dar de presente eles podem indicar o local onde vocês registraram sugestões.
Se ainda assim quiser informar onde está a lista: não escreva no próprio convite o nome da loja onde deixou a lista de presentes. A maioria das empresas oferece pequenos cartões que você coloca dentro do envelope ou prende com clip ao convite.
O que você deve ter em mente: lista de presentes é uma sugestão dos noivos. O convidado, de forma alguma, é obrigado a escolher algo daquela relação ou daquela loja.

0 comentários:

Postar um comentário